Dificuldades de aprendizagem – A Disortografia

  • Aresta ao Cubo
  • 18 de Outubro, 2024

As dificuldades específicas de aprendizagem são uma desordem de origem neurobiológica, que resulta em problemas na capacidade de falar, escutar, ler, escrever, raciocinar, organizar e evocar informação e/ou a capacidade de realizar cálculos matemáticos. Verifica-se uma discrepância entre o potencial escolar e os resultados apresentados, uma vez que estes alunos apresentam uma inteligente igual ou acima da média.

Como identificar uma criança com disortografia?

A criança demonstra, geralmente, falta de vontade para escrever e os seus textos são reduzidos, com uma organização pobre e pontuação desadequada. Podem ser identificados diversos erros, sendo os seguintes exemplos apresentados os mais comuns.

  • Erros de caráter linguístico-percetivo: inversões de caracteres, de sílabas numa palavra (ex. “bulsa” em vez de “blusa”);
  • Erros de caráter viso espacial: substitui caracteres visualmente semelhantes (ex.“m”-“n”, “o”-“a”, “u”-“v”);
  • Erros de caráter visoanalítico: não faz sínteses e/ou associações entre fonemas e grafemas, trocando letras sem qualquer sentido.
  • Erros relativos ao conteúdo: não separa sequências gráficas, ou seja, une palavras (ex. “ocarro” em vez de “o carro”) ou até mesmo separa palavras incorretamente.
  • Erros referentes às regras de ortografia: não coloca “m” antes do “b” ou “p”; ignora regras de pontuação;

 

   

 

Conclusão

Independentemente da causa é importante a identificação precoce da dificuldade de aprendizagem, pois melhores (e mais rápidos) serão os efeitos reproduzidos pela intervenção. Procure um psicólogo, um psicopedagogo ou um terapeuta se acha que o seu educando pode ter estas dificuldades, também é importante falar com o médico de família ou pediatra, para um acompanhamento mais completo.

 

Partilhar

Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Scan the code
Olá! 👋
Em que podemos ajudar?