As dificuldades específicas de aprendizagem são uma desordem de origem neurobiológica, que resulta em problemas na capacidade de falar, escutar, ler, escrever, raciocinar, organizar e evocar informação e/ou a capacidade de realizar cálculos matemáticos. Verifica-se uma discrepância entre o potencial escolar e os resultados apresentados, uma vez que estes alunos apresentam uma inteligente igual ou acima da média.
Principais Tipos de Dificuldades de Aprendizagem
Dislexia – Afeta a capacidade de ler e interpretar palavras e letras, o que pode tornar a leitura lenta e trabalhosa. Algumas características incluem:
Dificuldades em manter a ordem correta nas palavras, ou atribuir-lhe o respetivo som;
Leitura lenta e hesitante e sem entoação, ignorando a pontuação;
Confusão de letras, sílabas ou palavras semelhantes na sua grafia;
Inversão ou omissão de sílabas ou letras na sua leitura.
Disortografia – Dificuldade em planificar, estruturar e produzir a linguagem escrita, verificando-se erros na produção de palavras e textos.
Discalculia – A discalculia envolve dificuldades com conceitos matemáticos. Pessoas com discalculia podem ter problemas para:
Compreender operações aritméticas básicas.
Realizar cálculos mentais e lidar com conceitos abstratos de números.
Disgrafia – Dificuldades na execução gráfica das palavras e textos, visíveis no traçado, espaçamento das palavras, dimensão e desenho das letras. As pessoas com disgrafia podem enfrentar:
Dificuldades na formação de letras e na caligrafia.
Problemas na estruturação de frases e parágrafos.
Estratégias de Apoio e Intervenção
Estas dificuldades específicas de aprendizagem podem afetar várias áreas da vida de uma criança e, por isso, é crucial que de encontrem estratégias e apoios para melhorar o rendimento escolar destas crianças.
Diagnóstico Precoce – Quanto mais cedo se identificar uma dificuldade de aprendizagem, melhor serão os resultados das possíveis intervenções. Procure um psicólogo, um psicopedagogo e um pediatra.
Adaptações Educacionais
Tempo extra para testes e trabalhos.
Materiais de ensino diferenciados e métodos de ensino multissensoriais.
Apoio Psicológico e Emocional – A autoestima e a saúde emocional destas crianças são tão importantes quanto o apoio académico. Estas crianças podem rapidamente ficar desmotivadas e frustradas pela incapacidade de melhorar e, por isso, é importante que se tenha em conta o reforço positivo destas crianças.
Envolvimento dos Pais – Pais informados e envolvidos podem fazer uma grande diferença! Participar ativamente no processo educativo, oferecer apoio emocional e trabalhar em parceria com os professores e especialistas são estratégias cruciais.
Conclusão
Compreender e apoiar aqueles com dificuldades de aprendizagem específicas é fundamental para promover uma sociedade inclusiva e equitativa. Ao fornecer as ferramentas e os recursos necessários, podemos ajudar estas crianças a atingir o seu pleno potencial e a superar os desafios que enfrentam. Juntos, podemos transformar a educação e criar um ambiente onde todas as mentes possam florescer.
Para aprofundar mais este tema recomendamos um livro que pode ser uma grande mais valia para quem quer estar por dentro deste assunto tão particular o livro chama-se Dificuldades de Aprendizagem Específicas