A dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem que afeta a aprendizagem, a correção e/ou fluência na leitura de palavras, a competência leitora e ortográfica. Pessoas com dislexia podem apresentar desafios na leitura e escrita de palavras. Esta dificuldade específica de aprendizagem é a perturbação de maior incidência nas salas de aula.
Alguns sinais de alerta
- Dificuldades na aquisição e desenvolvimento do automatismo da leitura;
- Leitura silabada, hesitantes e com incorreções;
- Precisão e velocidade de leitura inferiores ao esperado para a idade e nível escolar;
- Dificuldades na compreensão de textos e enunciados lidos;
- Dificuldades na descodificação de letras ou sílabas com trocas fonológicas e lexicais tais como: “o-u”, “p-t”, “b-v”, “s-ss-ç”, “s-z”, “f-t”, “m-n”, “g-j”, entre outras;
- Falta de gosto pela leitura, baixa autoestima, sentimentos de frustração e atenção instável;
Algumas medidas de apoio
- Procure terapia da fala ou ocupacional se necessário.
- Disponibilize o tempo necessário para a criança pensar.
- Encoraje e elogie os esforços.
- Colabore com os professores para desenvolver e aplicar um plano educativo especializado.
- Fale de forma simples, clara e dê uma instrução de cada vez.
Conclusão
Procure um psicólogo, um psicopedagogo ou um pediatra se acha que o seu educando pode ter estas dificuldades, através do Portal da dislexia e da Associação Portuguesa de Dislexia pode encontrar mais informações sobre sinais de alerta, sintomas, rastreios e intervenções precoces.