Inteligência Emocional

Inteligência Emocional – UFCD 9208 | 25h

Descrição
O curso “Inteligência Emocional” tem como objetivo ajudar os participantes a desenvolverem capacidades para reconhecer, compreender e gerir as suas emoções, assim como as emoções de outras pessoas. Isso é essencial para melhorar o bem-estar pessoal, fortalecer relacionamentos e aumentar a eficácia no ambiente de trabalho e em situações desafiadoras. Formação certificada; Certificação DGERT
Destinatários

A formação tem como destinatários profissionais de qualquer área que desejem melhorar as suas capacidades emocionais para lidar com o stress e aumentar o desempenho no trabalho. Assim como, líderes e gestores que queiram aprimorar a sua capacidade de liderar equipas com mais empatia e comunicação eficaz.

Para além disso, esta formação está aberta a todas as pessoas interessadas em melhorar relacionamentos pessoais e profissionais, aprendendo a gerir melhor as suas emoções.

Benefícios
  • Melhoria do Autoconhecimento – Aprofundar o conhecimento sobre as suas próprias emoções, identificando padrões emocionais que afetam o comportamento e decisões.
  • Maior Controlo Emocional – Aprender a gerir melhor o stress e a ansiedade, evitando reações impulsivas e promovendo respostas mais conscientes e equilibradas.
  • Aumento da Empatia e Melhor Relacionamento Interpessoal – A capacidade de se colocar no lugar dos outros e entender as suas perspetivas facilita a criação de relações mais harmoniosas e colaborativas.
  • Tomada de Decisões Mais Eficientes – As emoções podem influenciar de maneira positiva ou negativa as decisões. Ao entender melhor o impacte emocional, os participantes aprendem a equilibrar o raciocínio lógico com a gestão emocional, resultando em escolhas mais ponderadas.
Duração
25 horas
Objetivos
  • Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes.
  • Criar uma experiência positiva no cliente.
  • Identificar o ciclo experiencial do cliente.
  • Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.
  • Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.
Módulos
  • Estilos de relacionamento interpessoal
    • Passivo
    • Agressivo
    • Manipulador
    • Assertivo
  • Inteligência emocional
    • Funcionamento da inteligência emocional
    • Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
    • Competências emocionais
    • Desenvolvimento das competências emocionais
    • O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
    • Experiência positiva no cliente
    • Ciclo experiencial do cliente
  • Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
    • Características de um assistente
    • Perfil de um assistente
    • Missão do serviço ao cliente
  • Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar
    • A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar.
    • Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
    • Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
  • Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
  • O reforço da capacidade de dinamização de grupos
    • Estratégias de motivação de grupos
    • Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação
Metodologias
O curso tem formato e-learning, totalmente assíncrono na plataforma Moodle.

Quando aceder à plataforma terá ao seu dispor toda a informação relativa ao funcionamento do curso e às atividades a realizar.

Todos os módulos dispõem de diversos recursos didáticos, que podem ser realizados conforme a sua disponibilidade e ao seu ritmo, em qualquer lugar.

O curso possui um tutor, que estará disponível para eventuais dúvidas ao longo de toda a formação.

A avaliação será feita por módulos. No final de cada módulo será disponibilizado um pequeno teste, que avalia os conhecimentos que adquiriu, numa escala de 0 a 20.

A avaliação final corresponde à média das notas de cada módulo.

Certificação

No final do curso, os participantes receberão um Certificado de Qualificações emitido através da plataforma SIGO, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.

Esta UFCD está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daquele nível.

80.00

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