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Comunicação Interpessoal. Comunicação Assertiva

Comunicação Interpessoal – Comunicação Assertiva – UFCD 0350 | 50h

Categoria:

Curso E-Learning – Plataforma Moodle
Formação certificada assíncrona
100% online e disponível 24/7
Duração: 2 meses

Descrição
A comunicação é central na vida de todos os seres humanos. É através dela que aprendemos e nos relacionamos com o meio envolvente. O domínio de ferramentas, estratégias e técnicas de comunicação pelos profissionais impulsiona de forma positiva as suas carreiras e a sua relação com potenciais clientes.. De facto, é necessário comunicar eficazmente para ter sucesso, tanto a nível pessoal como profissional, sabendo adaptar o modo de comunicar, ultrapassando barreiras em negociações e apresentando opiniões, argumentos e ideias. Neste curso, terá oportunidade de conhecer melhor e aplicar estratégias práticas relacionadas com: – as caraterísticas, elementos e aspetos relevantes da comunicação humana – as caraterísticas, tipologias, comportamentos e consequências dos estilos de relacionamento interpessoal e, em particular, da assertividade – as boas práticas da comunicação assertiva, como o feedback, o questionamento e a inteligência emocional Formação certificada; Certificação DGERT
Destinatários
Adultos empregados e desempregados.
Benefícios
  • Desenvolve a capacidade de expressar ideias e emoções de forma clara, firme e respeitosa
  • Melhora a confiança pessoal e a autoimagem
  • Reduz conflitos e mal-entendidos no ambiente profissional e pessoal
  • Potencia a escuta ativa e a empatia nas relações
  • Facilita a cooperação e o trabalho em equipas.
  • Aumenta a capacidade de dar e receber feedback construtivo
  • Fortalece relações interpessoais saudáveis e equilibradas
  • Promove a inteligência emocional no dia a dia
Duração
O curso tem duração de 50 horas e após a abertura o formando poderá realizar o curso no prazo de 2 meses.
Objetivos
  • Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
  • Desenvolver a comunicação assertiva.
  • Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
  • Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
  • Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
Módulos
  • Módulo 1 | A Comunicação

    • A comunicação- Introdução
    • Os elementos da Comunicação
    • Comunicação Verbal e não Verbal
    • Barreiras à comunicação
  • Módulo 2 | Estilos de Relacionamento Interpessoal

    • Estilos de Relacionamento Interpessoal
    • Estilo Agressivo
    • Estilo Passivo
    • Estilo Manipulador
    • Estilo Assertivo
  • Módulo 3 | A Assertividade

    • A assertividade
    • Características da assertividade
    • Assertividade: Efeitos e Impacto
 
  • Módulo 4 – Ferramentas e boas práticas
    • Feedback – Introdução
    • Processamento da Informação
    • O questionamento
    • Feedback – Boas Práticas
    • Inteligência Emocional
    • Pilares da Inteligência Emocional
    • Análise SWOT
Metodologias
O curso tem formato e-learning, totalmente assíncrono na plataforma Moodle. Este curso terá uma metodologia teórico-prática, essencialmente baseada em métodos demonstrativos e na realização de atividades tipo exame. Quando aceder à plataforma terá ao seu dispor toda a informação relativa ao funcionamento do curso e às atividades a realizar. Para além disso, todos os módulos dispõem de diversos recursos didáticos, que podem ser realizados conforme a sua disponibilidade e ao seu ritmo, em qualquer lugar. O curso possui um tutor, que estará disponível para eventuais dúvidas ao longo de todo o curso.
Certificações
No final do curso, os participantes receberão um Certificado de Qualificações emitido através da plataforma SIGO, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.

Esta formação certificada está enquadrada nas 40 horas anuais de formação obrigatória.

99.00